Como Gerar Tráfego Orgânico Gratuito Para Seu Blog

A concorrência para Gerar Tráfego Gratuito Orgânico nas ferramentas de busca não para, é uma luta diária em busca da palavra-chave ideal e do conteúdo perfeito. Ferramentas e conteúdo que atraiam o público do seu Nicho.

O que percebo é que ainda existem profissionais que tentam “outros caminhos” e acabam sendo penalizados por isso, na verdade para conseguir tráfego orgânico é necessário trabalhar da maneira correta.

Separei aqui algumas das melhores maneiras para gerar tráfego gratuito para seu blog e tenho certeza que colocadas em práticas podem aumentar consideravelmente os resultados.

Ações para Gerar Tráfego Gratuito Orgânico Para Seu Blog

Planeje antes De Escrever

Existem as pessoas que gostam de escrever, as que escrevem mas não gostam e as que fogem da caneta e do teclado porque simplesmente odeiam escrever.

Independente do tipo de pessoa que você seja não tem como fugir, é necessário criar conteúdo se você deseja aumentar o tráfego orgânico, caso contrário as pessoas só encontrarão você através de anúncios pagos, e, parou de pagar não aparece mais.

Não adianta somente escrever, você deve escrever para o seu público, enviando informações que as pessoas estão buscando e é por isso que antes de começar você precisa fazer um bom planejamento, veja abaixo

-Desperte a curiosidade do seu público;

A internet possui conteúdo sobre qualquer assunto, são muitas pessoas escrevendo, gravando vídeos e áudios.

Então você deve ter algum diferencial dos demais, para isso é importante que estude técnicas para criar bons títulos e copywrite, com isso você vai estar a frente da maioria dos artigos que circulam pela internet.

-Pesquise, crie o título, subtítulos e comece;

Cada um tem uma fórmula para a escrita, eu uso a que julgo ser a a mais assertiva, depois que defini o assunto eu gasto um tempo criando um bom título, em seguida eu vou criando todos os subtítulos que podem surgir dentro do assunto.

Desta maneira o processo de escrita fica mais rápido e conforme vou escrevendo novas ideias surgem e, se necessário, altero os subtítulos.

-Use parágrafos curtos

As pessoas tem pressa em consumir conteúdo, por isso que os vídeos com no máximo 20 minutos costumam ter mais acessos, porém os artigos também são muito bem vindos pelo público.

Você deve escrever parágrafos de no máximo 5 linhas, colocar pontos específicos em negrito para atrair a atenção do leitor e escrever de maneira informal.

O uso de bullets também facilitam a leitura e sabe-se que artigos que possuem bullets, organizando tópicos, aumentam o tempo do visitante no blog.

 

com escrever bem

Os Títulos despertam o primeiro interesse

A primeira coisa que desperta o interesse do leitor é o título, seja de um artigo, vídeo ou áudio e é por isso que vale a pena você gastar um pouco mais de tempo para criá-lo.

Sabe-se que palavras chave que iniciam com “Como ganhar dinheiro” ou “Como perder peso”, entre outras possuem muita procura, mas consequentemente também possuem muita concorrência, por isso é importante ter um diferencial, veja um exemplo abaixo.

-”Aprenda com especialistas de Harvard como perder peso”

-”A técnica nunca antes ensinada para como ganhar dinheiro pensando”

Perceba que as palavras chave como perder peso e como ganhar dinheiro estão sendo usadas da mesma maneira, porém o título está mais chamativo e a tendência as pessoas clicarem é muito maior.

=>>Tamanho é importante sim!

No início da internet existia pouco conteúdo orgânico, posts de 50 a 200 palavras em sites, os Blogs ainda eram uma incógnita.Será que dariam certo?

Bom, não vou contar toda a história, basta verificar que quando se fala em gerar tráfego gratuito orgânico para seu Blog é praticamente impossível não falar em artigos, mas para que eles sejam vistos é necessário que além de bem escritos tenham uma quantidade mínima aceitável de palavras.

Comenta-se em artigos de no mínimo 300 palavras, mas eu vou além, para um artigo ser “visto” pelo Google ele deve ter a partir de 1.000 palavras e deve seguir uma sequência lógica, não basta somente escrever sem levar em consideração o tema abordado.

Hoje você encontra blogs com artigos com mais de 4.000 palavras sobre diversos assuntos.

=>>Conteúdo Regular

O conteúdo regular é o que vai fazer com que os visitantes do seu Blog acostumem-se e confiem em você.

O ideal é iniciar o Blog com 10 artigos e em seguida criar pelo menos 3 artigos por semana, poste nos mesmos dias e horários.

Use a opção de agendar o artigo, isso facilita muito, em 1 ou 2 dias da semana você pode criar os artigos e programá-los, assim você organiza-se melhor.

=>>Plugin Yoast SEO

Quem já trabalha com Blogs dificilmente não conhece o Plugin Yoast SEO, ele é o queridinho dos blogueiros e facilita muito a criação de artigos.

A finalidade do plugin é mostrar se a palavra-chave definida está bem trabalhada no artigo, a análise é baseada na maneira que o Google “enxerga” o conteúdo.

Funcionalidades do Plugin da Yoast

-Post Titles e Meta Description;

-Robots e Meta Configuration;

-Content Analysis;

-XML Sitemaps;

-E muito mais…

=>>Acerte Os Links Quebrados

É muito chato quando encontramos um determinado assunto na internet e ao clicar aparece a mensagem que o conteúdo não existe, isso é desagradável para quem está fazendo a pesquisa e para o proprietário do Blog.

Com o tempo isso pode acontecer porque você mudou de hospedagem ou por algum motivo exclui o conteúdo ou até mesmo links no artigo que apontam para outros conteúdos que não existem mais.

Existe um plugin chamado Broken Link Checker que faz uma varredura no Blog e mostra os links quebrados, assim você pode corrigi-los e melhora a experiência do usuário.

=>>Republique Artigos Antigos

Sabe aquele conteúdo memorável que você criou a 2 anos atrás?

Ele pode ser atual e ser republicado, as vezes você cria o mesmo conteúdo já existente no Blog e esquece que possui artigos publicados e que podem ser republicados, aumentando a visualização.

=>>Linking Building

O processo de Linking Building (construção de links) consiste em fazer com que outros blogs apontem para o seu Blog de maneira orgânica e isso pode ser feito de diversas maneiras.

-Linking Building publicando em outros Blogs

Hoje a maioria dos Blogs possuem o campo para colocar a sua url e seu e-mail que na maioria das vezes está ligado ao seu Avatar.

Os visitantes do Blog em questão costumam dar uma olhada nos comentários e quando estes são pertinentes despertam o interesse para que o seu Blog seja visitado.

-Linking Building com Guest Posts

Os Guest Posts (mensagens de hóspedes) são artigos que você escreve em outros Blogs com referência ao seu nome e ao seu Blog, isso atrai a atenção das pessoas para que elas visitem seu conteúdo.

-Linking Building em Fóruns de Respostas

Hoje o fórum mais conhecido é o Yahoo Respostas e você encontra ali debates e dúvidas sobre os mais diversos assuntos.

Você pode colocar o seu link, mas existem algumas regras para que isso seja permitido, o que é bom porque evita o Spam.

=>>Encontre pessoas importantes e ligue-se a elas

“Diga-me com quem andas e eu te direi quem és”, frase manjada, porém de verdade absoluta.

Falando em Blogs o que você acha que é melhor, um Blog que possua seguidores conhecidos do Nicho em questão ou um Blog que possua seguidores anônimos?

Pensando na credibilidade que isso pode gerar para o proprietário é lógico que ter seguidores, e seguir, famosos do seu nicho é excelente, isso faz com que os visitantes entendam que o seu Blog é importante e possui conteúdo de qualidade.

Transmissões ao vivo aumentam o tráfego gratuito orgânico

As transmissões ao vivo são uma realidade na internet e a cada dia mais pessoas fazem uso delas para promover os seus negócios.

Independente do seu mercado as pessoas gostam de receber informações ao vivo, principalmente porque assim sentem-se próximas do proprietário do Blog que seguem.

Ferramentas como Hangouts, Periscope e Facebook Live são as mais usadas quando o assunto são vídeos ao vivo.

=>>Descrições nos vídeos, 200 palavras (palavra chave)

O Google não “lê” vídeos, então a classificação é através de palavras chave usadas nos títulos e descrição dos vídeos.

Faça uma busca no Youtube e perceba que a maioria dos vídeos não possuem uma descrição adequada ou simplesmente ela está em branco.

Igual aos artigos do Blog você deve criar descrições com até 200 palavras para que as pessoas entendam o conteúdo do vídeo e na descrição você deve colocar links para o seu Blog e/ou promoções para atrair visitantes.

=>>Use e abuse das palavras-chave no Blog

Quando se fala em palavras-chave existe um segredo que poucos conhecem, elas devem ser usadas uma por página e no caso dos Blog, uma por artigo.

Cada artigo representa uma página para o Google e se ele encontrar mais de uma palavra-chave pode ficar confuso ou simplesmente posicionar a palavra-chave incorreta.

Por isso que existem plugins como o Yoast SEO que facilitam para entender o comportamento das palavras-chave de cada artigo.

=>>Tags de cabeçalho (h2,h3,h4…)

Na maioria dos Templates WordPress as tags de cabeçalho dos títulos já vem por padrão com a tag <H1> que na hierarquia é o maior tamanho, mas durante o texto se deve criar outras tags para os subtítulos.

Além de facilitar a leitura é a maneira que o Google entende tópicos e subtópicos de um artigo.

<H1>Título</H1>

<H2>Subtítulo1</H2>

<H3>Subtítulo2</H3>

<H4>Subtítulo3</H4>

=>>Entenda o seu público e entregue o que ele quer

Um erro gravíssimo é quando proprietários de Blogs criam conteúdo que gostam e não para o público. São aqueles Blogs que o proprietário, amigos e parentes são a maioria dos acessos.

Você deve ter algumas ações para entender o que realmente o seu público deseja, não basta criar conteúdo sobre “Ganhar Dinheiro” ou “Dicas de Perfumes”, você precisa entender o que o seu público está buscando com referência a estes assuntos, para isso existem algumas ferramentas que podem auxiliá-lo(a).

 

escolher seu público

-Planejador de Palavras Chave

Esta ferramenta vai mostrar o que exatamente as pessoas estão buscando no Google e a média mensal de cada palavra chave, mostra também a “busca semântica” que são buscas relacionadas a palavra-chave que estiver utilizando, entre outras informações, veja abaixo.

-Procurar novas palavras chave usando uma frase, website ou uma categoria;

-Produto ou serviço;

-Sua página de destino;

-Categoria do seu produto;

-Segmentação;

-Outros…

Acesse = https://adwords.google.com.br/KeywordPlanner

-Ubbersuggest

Esta é outra ferramenta que oferece diversas dicas baseada em uma ou mais palavras digitadas por você, o ideal é usá-la para ter ideias para Criar Blogs e Artigos.

Basta entrar digitar a palavra e clicar em “suggest” para aguardar os resultados.

Use em conjunto com o Planejador de Palavras Chave e descubra muitos resultados, você vai surpreender-se.

Acesse = https://ubersuggest.io/

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