Como Divulgar Minha Empresa na Internet

Nunca foi tão fácil divulgar uma empresa na internet. 

Agora, você pode expandir o seu negócio com poucos recursos e baixos investimentos. 

Dúvida?  

Neste artigo, vamos listar diversas formas de divulgar a sua empresa online. 

Grande parte das dicas são gratuitas como o Google Meu Negócio e Google Maps. 

Após a leitura deste texto, a sua empresa estará preparada para lidar com a concorrência online. 

Vamos lá?

Por que divulgar a empresa na internet? 

Mais de 60% dos brasileiros têm acesso a internet

74% das pessoas preferem comprar online

Esses dados já são o suficiente para mostrar o poder que a internet tem na sociedade. 

A falta de investimento online por parte da empresa pode trazer prejuízos e perda de clientes. 

Existem ainda outros motivos pelos quais você deve apostar na divulgação na internet.  

  • Custo – benefício;
  • Expansão da marca;
  • Ausência de barreiras geográficas;
  • Negócio permanece online 24 horas por dia;
  • Facilidade de mensuração;
  • Aproveitamento do impulso da empresa. 

Outro benefício é que a sua empresa pode estar online de várias formas. Dentre as mais comuns, encontra-se: redes sociais, google meu negócio, sites, blogs, cursos e mídia paga. 

Qual é a importância do planejamento na divulgação online? 

A comunicação online não pode ser feita de qualquer maneira. Você deve planejar a sua estratégia para ter resultados assertivos. 

A primeira etapa é a parte da pesquisa. Nela, você deve investigar como está o segmento da sua empresa no mundo online. 

Essa dica é muito importante, pois cada segmento divulga o seu negócio de forma diferente. Sendo assim, deve-se analisar fatores internos e externos da sua marca. 

Os fatores internos estão relacionados com o perfil do seu cliente. No meio digital ele é denominado de persona. 

Trata-se de uma representação semi fictícia do consumidor.

O conceito de persona é diferente do público – alvo, pois a primeira traz características mais completas sobre o seu cliente como: estilo de vida, objetivos, desejos, desafios, o que influencia no poder de compra, como ele avalia a concorrência entre outros. 

Já o público – alvo traz somente alguns dados como idade, localidade e profissão. 

A persona permite criar estratégias que têm ligação com a sua audiência, trazendo consumidores com mais possibilidades de comprarem um produto ou serviço. 

Para se ter uma ideia, a persona ajuda a descobrir ainda quais são os melhores canais de divulgação para o seu negócio. 

Se você vende roupas esportivas, por exemplo, o Instagram pode ser o canal mais recomendado porque o perfil da persona indica que essa rede social é a preferida da sua audiência. 

A definição de persona é fundamental em qualquer empresa que pretende divulgar o seu negócio na internet, seja de pequeno, médio ou grande porte. 

Uma forma interessante de descobrir quem é a sua persona é fazendo pesquisas com seus clientes. Elas podem ser feitas online ou presencial. A escolha depende do perfil do seu público. 

Os fatores externos estão relacionadas com os canais de divulgação que são utilizadas pela concorrência para alcançar o público. 

Nesta questão, você precisa descobrir todas as informações sobre a sua concorrência. 

Por isso, faça as seguintes análises. 

  • Quais são os canais que ela utiliza para conversar com o público? 
  • Quais são as linguagens mais utilizadas? 
  • Como essas estratégias impactaram nos resultados da empresa? 

Após a definição dos fatores internos e externos será mais fácil desenvolver o planejamento da divulgação online. 

Como divulgar minha empresa na internet? 

Agora que você já sabe porque é importante divulgar a sua empresa na internet, que tal descobrir os melhores canais para aumentar a presença digital da sua marca? 

A partir de agora, vamos listar algumas formas de divulgar o seu negócio na internet. 

Conheça abaixo!

Redes sociais 

62% da população está ativa nas redes sociais. Por isso, você não pode ignorar o uso desses canais de comunicação em sua estratégia na internet. 

As redes sociais mais indicadas para as empresas são o Facebook, Twitter e Instagram. Porém, recomendamos estudar o perfil do seu público para entender se eles estão conectados nessas redes. 

No caso do Instagram, o empreendedor não deve misturar a conta pessoal com a profissional. 

Você pode criar um perfil comercial para a sua marca, pois ele traz diversos benefícios como: acesso ao analytics, adicionar um botão de ação, utilizar plataformas para agendar publicações, anunciar a promover postagens. 

A rede social é como se fosse o cartão de visita da sua empresa. Então, cuide dela para fazer a sua marca ser reconhecida no ambiente digital. 

Sites 

O site é outro canal essencial para a sua empresa. 

Uma página na internet transmite uma mensagem de profissionalismo, alcança novos mercados, recolhe dados importantes sobre o público e aumenta a visibilidade do negócio. 

Agora, você não precisa ser um especialista em programação para construir o seu site na internet. Existem diversas ferramentas que ajudam a otimizar o processo. 

O Google Sites é uma ferramenta gratuita do Google que ajuda pessoas a criarem sites sem ter conhecimento em design ou programação. O seu conteúdo é exibido em diferentes formatos. 

A sua única preocupação será ter um site simples e eficiente, que seja capaz de garantir uma boa experiência ao usuário. 

E-mail Marketing 

Um erro que a maioria das empresas comete é utilizar essa ferramenta somente para divulgação de produtos. Se você também aplica essa estratégia em seu negócio, provavelmente, não terá sucesso com o e-mail marketing

O e-mail marketing não morreu. Você deve encontrar novas formas de interagir com a sua persona. Ele não quer somente propagandas, mas sim conteúdos que podem ajudá-lo no momento em que mais precisa. 

O e-mail marketing ajuda a aumentar as vendas, fidelizar o consumidor, potencializa o alcance da sua marca e traz redução de custos. Afinal, é mais barato enviar e-mail do que distribuir panfletos. 

Mídia Paga 

A empresa também pode aparecer na internet por meio de anúncios pagos. 

Um investimento e uma estratégia eficiente pode fazer com que a sua marca conquiste as primeiras posições no Google. 

A sua empresa pode aparecer de várias formas no Google. 

  • Rede de pesquisa: empresa aparece nos mecanismo de busca após um usuário pesquisar sobre determinado termo; 
  • Google Shopping: ferramenta que ajuda usuários a comparar preços de produtos e serviços. Empresas que utilizam o preço como diferencial competitivo podem aproveitar os recursos dessa ferramenta; 
  •  Rede Display: é uma plataforma do Google AdWords que cria vários formatos de anúncios, seja em texto, gráfico ou interativo.

SEO 

A mídia paga não é a única solução para aumentar a presenta digital. 

Você pode utilizar diversas estratégias de SEO para ser encontrado pelo seu cliente. 

Essa é uma das melhores formas para divulgar gratuitamente o seu negócio. 

O SEO nada mais é que algumas táticas para otimizar páginas, blogs ou sites. Elas ajudam a alcançar bons posicionamentos no Google, melhorando o número de visitas e reputação online.  

Algumas dicas ajudam a ter bons resultados com SEO. As mais comuns são: crie URLs amigáveis; escreva conteúdos de qualidade; construa títulos e descrições surpreendentes, acerte no uso da palavra – chave, faça parcerias online, entre outros. 

No mercado digital, existem algumas ferramentas que auxiliam na otimização: Keyword Planner, Übersuggest, Google Trends, Screamingfrog, Google Search Console, Open Site Explorer e SEMrush. 

Não perca tempo e comece a gerar tráfego para o seu site.

Google Meu Negócio 

Essa é uma das ferramentas mais completas do Google. Ela é gratuita e permite melhorar a presença da marca na internet. 

Por meio do Google Meu Negócio, você consegue configurar informações comerciais para que os consumidores encontrem a sua marca. 

As empresas que preenchem o cadastro na plataforma têm mais chances de melhorar a credibilidade com os consumidores.  

No Google Meu Negócio, os clientes conseguem identificar os principais dados sobre a sua empresa como horário de funcionamento, site e endereço. 

A ferramenta ainda aproxima a comunicação com o público, pois é possível interagir com os clientes nos comentários e nas publicações que são feitas pelo administrador. 

O Google Meu Negócio é bastante prático e pode ser utilizado até por pessoas que não têm experientes com tecnologia. 

Google Maps 

O Google Maps melhora o posicionamento da sua empresa quando os usuários buscam por estabelecimentos ou serviços que estão próximos a sua localidade. 

O processo para inserir a empresa no Google Meu Negócio é bastante simples. 

Para isso, você deve abrir a ferramenta. Em seguida, vá ao canto superior direito e clique em “começar agora”. 

Depois, insira os seus dados da conta do Google. 

Em seguida, adicione o nome do seu negócio. 

Prossiga respondendo a seguinte pergunta: você atende consumidores no local? Caso a resposta seja positiva, clique em sim. 

Agora, você deve adicionar a sua área de cobertura. Depois, defina uma categoria para a sua empresa, adicione o número de telefone, a localidade, horário do expediente e o site, caso esteja no ar. 

Por fim, solicite a verificação da empresa. 

Agora que você já sabe como divulgar a empresa na internet, acesse as ferramentas e conheça os principais recursos. Elas são práticas e fáceis de utilizar. Em pouco tempo, perceberá grandes resultados em seu negócio. 

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