Nunca foi tão fácil divulgar uma empresa na internet.
Agora, você pode expandir o seu negócio com poucos recursos e baixos investimentos.
Dúvida?
Neste artigo, vamos listar diversas formas de divulgar a sua empresa online.
Grande parte das dicas são gratuitas como o Google Meu Negócio e Google Maps.
Após a leitura deste texto, a sua empresa estará preparada para lidar com a concorrência online.
Vamos lá?
Por que divulgar a empresa na internet?
Mais de 60% dos brasileiros têm acesso a internet.
74% das pessoas preferem comprar online.
Esses dados já são o suficiente para mostrar o poder que a internet tem na sociedade.
A falta de investimento online por parte da empresa pode trazer prejuízos e perda de clientes.
Existem ainda outros motivos pelos quais você deve apostar na divulgação na internet.
- Custo – benefício;
- Expansão da marca;
- Ausência de barreiras geográficas;
- Negócio permanece online 24 horas por dia;
- Facilidade de mensuração;
- Aproveitamento do impulso da empresa.
Outro benefício é que a sua empresa pode estar online de várias formas. Dentre as mais comuns, encontra-se: redes sociais, google meu negócio, sites, blogs, cursos e mídia paga.
Qual é a importância do planejamento na divulgação online?
A comunicação online não pode ser feita de qualquer maneira. Você deve planejar a sua estratégia para ter resultados assertivos.
A primeira etapa é a parte da pesquisa. Nela, você deve investigar como está o segmento da sua empresa no mundo online.
Essa dica é muito importante, pois cada segmento divulga o seu negócio de forma diferente. Sendo assim, deve-se analisar fatores internos e externos da sua marca.
Os fatores internos estão relacionados com o perfil do seu cliente. No meio digital ele é denominado de persona.
Trata-se de uma representação semi fictícia do consumidor.
O conceito de persona é diferente do público – alvo, pois a primeira traz características mais completas sobre o seu cliente como: estilo de vida, objetivos, desejos, desafios, o que influencia no poder de compra, como ele avalia a concorrência entre outros.
Já o público – alvo traz somente alguns dados como idade, localidade e profissão.
A persona permite criar estratégias que têm ligação com a sua audiência, trazendo consumidores com mais possibilidades de comprarem um produto ou serviço.
Para se ter uma ideia, a persona ajuda a descobrir ainda quais são os melhores canais de divulgação para o seu negócio.
Se você vende roupas esportivas, por exemplo, o Instagram pode ser o canal mais recomendado porque o perfil da persona indica que essa rede social é a preferida da sua audiência.
A definição de persona é fundamental em qualquer empresa que pretende divulgar o seu negócio na internet, seja de pequeno, médio ou grande porte.
Uma forma interessante de descobrir quem é a sua persona é fazendo pesquisas com seus clientes. Elas podem ser feitas online ou presencial. A escolha depende do perfil do seu público.
Os fatores externos estão relacionadas com os canais de divulgação que são utilizadas pela concorrência para alcançar o público.
Nesta questão, você precisa descobrir todas as informações sobre a sua concorrência.
Por isso, faça as seguintes análises.
- Quais são os canais que ela utiliza para conversar com o público?
- Quais são as linguagens mais utilizadas?
- Como essas estratégias impactaram nos resultados da empresa?
Após a definição dos fatores internos e externos será mais fácil desenvolver o planejamento da divulgação online.
Como divulgar minha empresa na internet?
Agora que você já sabe porque é importante divulgar a sua empresa na internet, que tal descobrir os melhores canais para aumentar a presença digital da sua marca?
A partir de agora, vamos listar algumas formas de divulgar o seu negócio na internet.
Conheça abaixo!
Redes sociais
62% da população está ativa nas redes sociais. Por isso, você não pode ignorar o uso desses canais de comunicação em sua estratégia na internet.
As redes sociais mais indicadas para as empresas são o Facebook, Twitter e Instagram. Porém, recomendamos estudar o perfil do seu público para entender se eles estão conectados nessas redes.
No caso do Instagram, o empreendedor não deve misturar a conta pessoal com a profissional.
Você pode criar um perfil comercial para a sua marca, pois ele traz diversos benefícios como: acesso ao analytics, adicionar um botão de ação, utilizar plataformas para agendar publicações, anunciar a promover postagens.
A rede social é como se fosse o cartão de visita da sua empresa. Então, cuide dela para fazer a sua marca ser reconhecida no ambiente digital.
Sites
O site é outro canal essencial para a sua empresa.
Uma página na internet transmite uma mensagem de profissionalismo, alcança novos mercados, recolhe dados importantes sobre o público e aumenta a visibilidade do negócio.
Agora, você não precisa ser um especialista em programação para construir o seu site na internet. Existem diversas ferramentas que ajudam a otimizar o processo.
O Google Sites é uma ferramenta gratuita do Google que ajuda pessoas a criarem sites sem ter conhecimento em design ou programação. O seu conteúdo é exibido em diferentes formatos.
A sua única preocupação será ter um site simples e eficiente, que seja capaz de garantir uma boa experiência ao usuário.
E-mail Marketing
Um erro que a maioria das empresas comete é utilizar essa ferramenta somente para divulgação de produtos. Se você também aplica essa estratégia em seu negócio, provavelmente, não terá sucesso com o e-mail marketing.
O e-mail marketing não morreu. Você deve encontrar novas formas de interagir com a sua persona. Ele não quer somente propagandas, mas sim conteúdos que podem ajudá-lo no momento em que mais precisa.
O e-mail marketing ajuda a aumentar as vendas, fidelizar o consumidor, potencializa o alcance da sua marca e traz redução de custos. Afinal, é mais barato enviar e-mail do que distribuir panfletos.
Mídia Paga
A empresa também pode aparecer na internet por meio de anúncios pagos.
Um investimento e uma estratégia eficiente pode fazer com que a sua marca conquiste as primeiras posições no Google.
A sua empresa pode aparecer de várias formas no Google.
- Rede de pesquisa: empresa aparece nos mecanismo de busca após um usuário pesquisar sobre determinado termo;
- Google Shopping: ferramenta que ajuda usuários a comparar preços de produtos e serviços. Empresas que utilizam o preço como diferencial competitivo podem aproveitar os recursos dessa ferramenta;
- Rede Display: é uma plataforma do Google AdWords que cria vários formatos de anúncios, seja em texto, gráfico ou interativo.
SEO
A mídia paga não é a única solução para aumentar a presenta digital.
Você pode utilizar diversas estratégias de SEO para ser encontrado pelo seu cliente.
Essa é uma das melhores formas para divulgar gratuitamente o seu negócio.
O SEO nada mais é que algumas táticas para otimizar páginas, blogs ou sites. Elas ajudam a alcançar bons posicionamentos no Google, melhorando o número de visitas e reputação online.
Algumas dicas ajudam a ter bons resultados com SEO. As mais comuns são: crie URLs amigáveis; escreva conteúdos de qualidade; construa títulos e descrições surpreendentes, acerte no uso da palavra – chave, faça parcerias online, entre outros.
No mercado digital, existem algumas ferramentas que auxiliam na otimização: Keyword Planner, Übersuggest, Google Trends, Screamingfrog, Google Search Console, Open Site Explorer e SEMrush.
Não perca tempo e comece a gerar tráfego para o seu site.
Google Meu Negócio
Essa é uma das ferramentas mais completas do Google. Ela é gratuita e permite melhorar a presença da marca na internet.
Por meio do Google Meu Negócio, você consegue configurar informações comerciais para que os consumidores encontrem a sua marca.
As empresas que preenchem o cadastro na plataforma têm mais chances de melhorar a credibilidade com os consumidores.
No Google Meu Negócio, os clientes conseguem identificar os principais dados sobre a sua empresa como horário de funcionamento, site e endereço.
A ferramenta ainda aproxima a comunicação com o público, pois é possível interagir com os clientes nos comentários e nas publicações que são feitas pelo administrador.
O Google Meu Negócio é bastante prático e pode ser utilizado até por pessoas que não têm experientes com tecnologia.
Google Maps
O Google Maps melhora o posicionamento da sua empresa quando os usuários buscam por estabelecimentos ou serviços que estão próximos a sua localidade.
O processo para inserir a empresa no Google Meu Negócio é bastante simples.
Para isso, você deve abrir a ferramenta. Em seguida, vá ao canto superior direito e clique em “começar agora”.
Depois, insira os seus dados da conta do Google.
Em seguida, adicione o nome do seu negócio.
Prossiga respondendo a seguinte pergunta: você atende consumidores no local? Caso a resposta seja positiva, clique em sim.
Agora, você deve adicionar a sua área de cobertura. Depois, defina uma categoria para a sua empresa, adicione o número de telefone, a localidade, horário do expediente e o site, caso esteja no ar.
Por fim, solicite a verificação da empresa.
Agora que você já sabe como divulgar a empresa na internet, acesse as ferramentas e conheça os principais recursos. Elas são práticas e fáceis de utilizar. Em pouco tempo, perceberá grandes resultados em seu negócio.